terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O santo do dia

“Santa Ângela de Mérici”. Uma santa revolucionária.

Em Pleno período Renascentista, ela contribuiu para a criação de escolas femininas e defendeu o direito ao estudo para as mulheres, o que era um privilégio apenas masculino.
Órfã aos dezesseis anos buscou sua independência desde cedo, seguindo o destino da prática da caridade. Logo esta tendência à piedade revelou-se como vocação religiosa, ingressando na Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Bréscia.
Entre suas atividades uma lhe era especial, a de mudar os costumes vigentes da época e lutar pelo direito das mulheres de estudarem. Como ensinava catecismo e cuidava de mulheres doentes, acabou por formar um grupo de mulheres para as quais passou a dedicar todo o seu tempo em prol de sua educação.
Em Bréscia ela fundou a Companhia de Santa Úrsula, em 1535. Instituto que abrigava mulheres que não queriam ou não podiam entrar para um convento, mas que desejava viver de acordo com as regras católicas. Neste instituto as mulheres aprendiam a ler, escrever e conheciam assuntos diversificados como ciência, filosofia, teologia e literatura.

Santa Ângela de Mérici morreu em Bréscia no dia 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada em 1807.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... opine... de ideias... Paz e Bem!