terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Minha imagem caiu e quebrou. O que fazer?


Minha imagem caiu e quebrou em mil pedaços, trincou, ficou sem o braço, foi decapitado, o menino esta desbotado... Quantas vezes escutei isso e algumas pessoas chegam ao ateliê carregando suas peças com tamanho cuidado e assumindo uma culpa por ter derrubando, deixado cair a imagem e este ato o mandaria direto para as profundezas...Logo após observar a peça, faço aquele suspense (rsrsrs), e digo: tem concerto. A pessoa agora mais aliviada - acredito que pensa - porque não disse logo.


Quando se tem uma imagem católica benta ou não e ela quebra você pode leva-la a um bom restaurador, se possível com fotos para que se tenha uma boa referencia e deixar o profissional trabalhar nela.

Porém, se não é possível a restauração... e agora como descartar uma imagem? Veja, esta foi minha dúvida durante muito tempo, várias imagens restauradas e produzidas, mas, quando alguém me perguntava o que fazer, já que não havia concerto ou não queria que mexesse na peça, eu não sabia o que dizer. Após leituras sobre o assunto, descobri que era possível descarta-las no lixo e não como muitas pessoas faziam: deixando-as em um cruzeiro, em cemitérios ou levando para o restaurador e nunca mais voltam para pegar a imagem, essas formas nada mais é do que pura superstição.

Calma! Você já deve estar pensando que sou louco, que não respeito a Igreja Católica... Não é nada disso. Segundo o Pe. Antônio Clayton Sant'Anna, C.SS.R. fonte: Blog Turma do Crisma, a imagem não tem em si algo divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Como símbolos religiosos merecem respeito e veneração.

Então, quando a imagem se quebra ou esta de certa forma não mais representa corretamente este símbolo, podemos nos desfazer de uma forma simples, e o que é melhor, sem culpa no coração.

Vejam, os católicos são acusados de adorar imagens, por isso o que nos fala Pe. Antônio serve também para esclarecermos isso, a imagem é apenas a lembrança, um símbolo que remete a algo ou alguém, em momento algum ela deve e pode estar acima de Deus, isso seria idolatria. A verdade é que Jesus não pode ser quebrado, deteriorado, ou jogado fora. Mas as imagens enquanto símbolo essas podem.


Para finalizar, como proceder então? A melhor forma é pegar a imagem que já esta quebrada ou deteriorada e parti-la em pequenos pedaços e só depois descarta-la. Caso seja possível, você pode enterra-la ou queima-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... opine... de ideias... Paz e Bem!